Criar conteúdo é um processo que envolve desde a pesquisa de informações até a produção final. Para tornar esse processo mais eficiente, existem diversas ferramentas e tecnologias que podem auxiliar na organização, criação e distribuição do conteúdo.
Por isso iremos apresentar as melhores ferramentas para facilitar o trabalho de criação de conteúdo.
Com o Trello você pode organizar o fluxo de trabalho, você pode criar um board no Trello para gerenciar a produção de conteúdo criando colunas com listagem de tarefas a serem executadas, como por exemplo: uma coluna que passe as tarefas desde a pesquisa, criação, revisão até o agendamento e/ou publicação.
Além disso, você pode utilizá-lo para organizar as tarefas com a sua equipe, pois é possível atribuir um card a um usuário específico, e também incluir prazos para as tarefas.
O Canva pode ajudar na criação de peças gráficas de qualidade, com ele é possível criar um design para o seus conteúdos, inclusive seguindo a identidade visual da sua empresa como paleta de cores e tipografia.
No plano Básico não é possível importar tipografia de fora, mas no plano Pro já é possível enviar a sua própria família tipográfica e utilizá-la para produzir um conteúdo único.
O SEMrush pode ajudar na pesquisa de palavras-chave e análise de concorrentes, ajudando você a escolher os temas que melhor se enquadrem ao seu público e conseguindo criar uma estratégia que te diferencie no seu mercado.
Através do Grammarly você tem ajuda na correção ortográfica e gramatical do seu conteúdo escrito, você pode passar os seus textos e legendas pelo aplicativo para melhorar a qualidade do conteúdo.
Com o Google Analytics é possível analisar os dados de tráfego do seu site, encontrando pontos que podem ser melhorados e entender o que já está funcionando.
Além disso, você pode entender o comportamento do público-alvo podendo utilizar as informações levantadas para produzir conteúdo eficiente que se comunique com a sua audiência.
Através do Asana você obterá ajuda na organização do fluxo de trabalho da sua equipe.
Na plataforma assim como no Trello é possível criar tarefas e definir prazos para os membros do seu time, o que facilita a visão de tarefas definidas além de ter uma previsibilidade de término.
O Yoast SEO é um plugin que pode ajudar na otimização do conteúdo para SEO do seu site, assim como o Google Analytics ele poderá te ajudar a melhorar a qualidade do seu conteúdo para entender o comportamento do seu público e criar estratégias que aumentem o tráfego orgânico.
Por último, mais uma ferramenta para ajudar na eficiência de sua equipe remota, com o Zoom você conseguirá realizar reuniões e apresentações onlines para alinhar e sanar todos os ruídos que possam haver com o seu time.
As ferramentas e tecnologias apresentadas neste artigo são ótimas para equipes remotas, mas também podem ser aplicadas a outras modalidades. Em sua maioria elas possuem planos gratuitos e pagos, mas acreditamos que o melhor é sempre testá-las e escolher a que melhor se adequa às suas necessidades e a de sua equipe.
Lembre-se precisando de ajuda pode contar com a ajuda da Studio Astrus, possuímos produtos e serviços capazes de ajudar você e a sua empresa na produção de conteúdo e gestão de redes sociais.
Studio Astrus – Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Studio Astrus